Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mídia Digital

Startup carioca de games conclui projeto vencedor de concurso da ONU

Acelerada pelo StartupRio, do Governo do Estado do Rio, Delta Arcade criou o "Cidade do Amanhã". O game "Cidade do Amanhã", vencedor do concurso da Organização das [...]

Imagem de destaque da notícia

Acelerada pelo StartupRio, do Governo do Estado do Rio, Delta Arcade criou o "Cidade do Amanhã".

O game "Cidade do Amanhã", vencedor do concurso da Organização das Nações Unidas (ONU), teve o projeto final aprovado nesta quarta-feira (20/05). O jogo da Delta Arcade venceu o 1° Concurso de Jogos Digitais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A startup carioca começou no processo de aceleração do StartupRio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que é o único programa para o desenvolvimento e aceleração para games do Brasil.

O concurso da ONU, com o tema central Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, teve como foco promover sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionar o acesso à justiça e construir instituições eficazes. A premiação foi realizada em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o programa Nordic Dialogues.

O game "Cidade do Amanhã" é um jogo virtual de cartas e estratégia para estimular jovens a pensarem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e incentivar a participação social. Nele, os jogadores assumem o papel de um personagem e devem tomar decisões que levam a cidade rumo ao desenvolvimento sustentável.

O resultado do concurso saiu em dezembro de 2019 e a equipe vencedora recebeu apoio financeiro para desenvolver o projeto do game, que acabou de ser finalizado e aprovado. O jogo é livre para todas as idades, sendo mais indicado para alunos do final do fundamental II e ensino médio, na faixa etária de 11 a 15 anos. A Delta Arcade concorreu com cerca de 20 outras startups.

Para o CEO do game "Cidade do Amanhã", Paulo Eduardo Aragon, que recebeu a premiação em um evento no escritório da ONU em Brasília, vencer um concurso da representatividade das Nações Unidas mostra o potencial transformador dos jogos:

"A premiação foi muito importante pela possibilidade de testar a metodologia criada pelo estúdio para otimizar o resultado positivo dos jogos na educação; pela experiência adquirida em lidar com um cliente das proporções das Nações Unidas e a oportunidade de termos em nosso portfólio um produto desenvolvido para a ONU", ressaltou o jovem, que integra o grupo com outros quatros participantes.

A Delta Arcade participou da 4ª edição do edital do StartupRio, programa vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Rio de Janeiro. Paulo Aragon destacou a importância de participar do processo de aceleração do programa:

"Aprendemos a transformar o que, inicialmente, era apenas o sonho de cinco 5 jovens que queriam trabalhar com jogos em um modelo de negócios viável. Hoje, a equipe está mais madura, com visão de mercado, técnicas sólidas de produção e muita disposição de entrar de cabeça no mercado" enfatizou.

O coordenador-geral do StartupRio, Paulo Espanha, destacou o papel do Programa como sendo o único para o desenvolvimento e aceleração de games no Brasil:

As empresas desenvolvedoras de Games tem apresentado um constante crescimento ao longo dos últimos anos. O Rio de Janeiro tem o segundo maior coletivo de empresas desenvolvedoras de Games do Brasil. Estamos entre um dos 5 maiores mercados de games do mundo. O StartupRio é um dos raros, senão o único, programa de fomento bancado por Governos Estaduais do país. Estamos confiantes de seguir multiplicando a iniciativa de trazer mais Games e consolidando o StartupRio como o mais desejável Programa de Aceleração para a indústria de Games do Brasil."

Inscrições abertas para novo edital do StartupRio

O StartupRio está com inscrições abertas para o edital da 5ª edição do Programa Startup Rio 2020 – Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro. O novo prazo vai até 29 de maio. O edital terá o valor total de R$ 6 milhões e vai contemplar 10 cidades do estado.

Atualmente, 46 startups são aceleradas pelo StartupRio e funcionam gratuitamente no espaço de co-working do programa com mais de 1.000m², no Catete, na Zona Sul. No total, 116 startups já receberam o fomento do Governo do Estado do Rio, em seis anos.

Link para o edital:

http://www.faperj.br/downloads/Edital_N%C2%BA_22_Startup_Rio_2020.pdf 
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis