Conheça agora as 5 dicas para evitar graves doenças bucais. O cuidado com a saúde bucal é importante para manter uma boa qualidade de vida e para evitar o desenvolvimento de doenças bucais. Para isso, é necessário cuidar dos dentes e da boca por meio de dicas para evitar doenças bucais.
Essas dicas são variadas e, em grande maioria, estão relacionadas a uma boa higienização bucal.
Com isso, é possível favorecer, não somente o não desenvolvimento de doenças bucais, mas também potencializa os resultados de procedimentos odontológicos como o clareamento dental.
No presente artigo abordaremos os muitos componentes presentes para manter uma vida bucal mais saudável e que traz inúmeros benefícios para uma melhor qualidade de vida.
Doenças bucais mais recorrentes
Existem muitas doenças que podem acometer a boca e os dentes, além de gengiva, bochecha e língua.
Por isso, é fundamental cuidar dos dentes e visitar o dentista periodicamente, para que o equilíbrio dessa parte do corpo seja mantido.
Em caso de ausência da escovação dos dentes, é possível que variadas doenças bucais apareçam. Abaixo abordaremos algumas dessas doenças bucais.
Placa bacteriana
A placa bacteriana é um tipo de biofilme que é desenvolvido no esmalte dentário, iniciado por conta dos resíduos de comida existentes.
Esses resíduos favorecem o aparecimento de bactérias e, com o passar do tempo, essa placa evolui para o tártaro.
Tártaro
Caso o tratamento da placa bacteriana não seja feito, ela pode endurecer gerando o tártaro, que é mais denso e mais calcificado, de modo que amarela os dentes.
A principal forma de remover o tártaro é com profilaxia em consultório. Contudo, para retomar o tom claro dos dentes, investir em procedimento de clareamento ou o uso da lente nos dentes pode ser bastante vantajoso.
Cárie
Quando a higienização não é feita, resíduos de comida ficam nos dentes, o que favorece o aparecimento de bactérias que liberam substâncias ácidas e que produzem a corrosão dos dentes, as famosas cáries.
Gengivite
A gengivite é a inflamação na gengiva e é causada pelas bactérias que ficam na gengiva e que se acumulam na região. Caso evolua, a gengivite pode se tornar uma periodontite, causando a perda dos dentes.
Assim, vimos que todos esses problemas bucais são originados de uma falta de higienização adequada e de uma ausência de bons hábitos, sejam alimentares ou de saúde.
Neste sentido, não somente quem possui dentes naturais precisa ter esse cuidado, mas também quem possui o implante dentário.
Abaixo abordaremos alguns cuidados que podem ser tomados e que permitem uma maior qualidade dos dentes e da boca.
Dicas para cuidar da saúde bucal
Para evitar as doenças bucais que abordamos no tópico anterior é necessário cultivar uma série de hábitos adequados de higiene que envolvem:
Higienização;
Uso de fio dental;
Visita periódica ao dentista;
Boa alimentação;
Hidratação contínua.
Abaixo abordaremos alguns desses pontos de forma mais detalhada.
Escovação mais frequente
É preciso escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições.
Esse processo de higienização pode parecer simples, porém, é um dos procedimentos preventivos mais importantes para a saúde bucal, pois a maioria das doenças se desenvolve pelo acúmulo de resíduos na boca.
A escovação previne, principalmente, a formação das placas bacterianas, que é um biofilme dentário presente nas bactérias e na saliva.
Uso do fio dental
O uso do fio dental é obrigatório para evitar o acúmulo de resíduos entre os dentes, principalmente aqueles que não saem com a escovação.
O uso do fio dental é recomendado para os dentes naturais e também para quem possui protese sobre implante dentario. É recomendado o uso da fita dental pelo menos uma vez ao dia, principalmente para a escovação noturna.
Enxaguante bucal
Essa etapa é importante para uma saúde bucal mais efetiva, principalmente porque sua composição com flúor ajuda no fortalecimento dos dentes.
Além de fortalecer os dentes, protegem a flora bacteriana da boca, mantendo seu equilíbrio, e protege gengivas, de modo que seja evitado o aparecimento da gengivite.
Consulta periódica ao dentista
Outra forma de garantir que as doenças bucais sejam evitadas é a consulta preventiva ao dentista, ao menos duas vezes ao ano.
Isso porque exames são feitos e os tratamentos podem ser iniciados antes de os quadros avançarem.
Mantenha-se hidratado
O consumo correto da água ao longo do dia é fundamental para que a boca produza saliva suficiente, diminuindo a acidez da boca.
Assim, entendemos o que pode causar doenças bucais e o que pode ser feito para garantir dentes fortes, bonitos e saudáveis.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto (https://vueodonto.com/), uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Conheça as Dietas Hospitalares, que garantem o aporte de nutrientes ao paciente internado e preservam seu estado nutricional, por terem um papel co-terapêutico em doenças crônicas e agudas.