O que é implante dentário? E para que serve um implante dentário?
O implante dentário consiste em pinos de titânio, que são inseridos cirurgicamente no osso da mandíbula e/ou maxilar e serve para substituir a raiz do dente.Quem pode receber um implante dentário?
O implante dentário convencional é indicado para pacientes que não possuem mais o dente, ou ele pode até estar presente, mas já não apresenta condições viáveis de ser recuperado e precisa ser removido.Quais as vantagens de usar?
Dentre as vantagens que o implante dentário oferece estão: maior durabilidade, é indolor, possui maior rigidez e estabilidade, o que garante maior conforto ao paciente. A rapidez com que o tratamento é feito em alguns casos também é outra vantagem.E como funciona o tratamento?
O implante dentário é feito da seguinte maneira: o paciente recebe uma anestesia igual a que se usa para remoção de cáries. Em seguida, é realizada uma incisão com o objetivo de visualizar a área óssea onde o implante dentário será posicionado. Após sua inserção, o profissional responsável pelo procedimento faz a sutura, fechando a incisão. Nesse método, o paciente deve aguardar por 3 meses a 6 meses para que os dentes definitivos possam ser inseridos.Qual o tempo de duração do implante? E quais os riscos do procedimento?
O implante dentário dura o mesmo tempo que um dente duraria na boca, ou seja, a vida toda. Há menos que, por alguma razão, ele seja perdido, assim como também pode ocorrer com os dentes comuns. Por isso, é importante manter visitas regulares ao dentista. Em relação aos riscos do procedimento, podemos mencionar falha na integração da prótese ao osso, perda de massa óssea, ruptura do implante e infecções.Conheça as Principais tecnologias dos implantes dentários
Inovações tecnológicas têm sido implementadas com o intuito de minimizar o tempo de tratamento, assim como os riscos e melhorar a qualidade do resultado dos implantes. E dentre as principais, podemos mencionar:• All On Four Esse é um implante de carga imediata, que necessita de apenas uma cirurgia, possui tempo de tratamento de 3 dias e é indicado para pacientes que possuem boa estrutura óssea na mandíbula e maxilar para sustentar o implante. Assim como o anterior, esse procedimento possui um custo menor em relação ao tratamento convencional.
• Cirurgia Guiada Implante dentário feito através de microcirurgia em pacientes com pouca ou nenhuma perda óssea na mandíbula e maxilar. Possui alta precisão e pode ser feita em pacientes cardíacos e diabéticos, pois a quantidade de anestesia utilizada nesse caso é mínima. Ele possui tempo de tratamento de 12 a 16 meses.
• Enxerto Ósseo Implante indicado para pacientes com pouco osso na mandíbula e maxilar, onde é feito enxerto de osso do paciente doador ou de um banco de ossos, para repor a massa óssea perdida e maior investimento. Ele possui tempo de tratamento de 3 dias. Para saber qual a melhor opção para você entre o implante dentário convencional e suas tecnologias, consulte o seu Cirurgião-Dentista!
Temos uma dica:
Clínica Odontológica Oral 360
Tels.: (21) 3549-1400 / (21) 2179-7034
Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 302 – 4º andar – Tijuca – RJ
Copacabana: Rua Figueiredo Magalhães, 226 / Sobreloja – Copacabana – RJ