Fred Martins parte da bossa carioca para conectar Brasil, Espanha e Portugal no álbum 'Ultramarino'

Por Redação Achado Top em 03/03/2021 às 13:54:08

Intitulado Ultramarino, o disco ficou pronto em fevereiro de 2020, mas teve o lançamento – antes programado para o ano passado – adiado por conta da pandemia.

Enquanto compunha música inspirada no caos brasileiro diante da inércia genocida de autoridades nacionais no enfrentamento da covid-19, O rancho da seita suicida, o cantor, compositor e músico fluminense aguardou o momento de apresentar o álbum Ultramarino ao mundo.

Enfim previsto para ser lançado em fins de abril, simultaneamente no Brasil e na Europa, o disco Ultramarino traz no repertório músicas inéditas como Colibri, parceria de Martins com o tradicional colaborador Marcelo Diniz.

Contudo, a composição escolhida para ser o primeiro single do álbum, A filha da porta-bandeira, é samba que já foi gravado pelo artista no DVD A música é meu país (2017).

Composto por Fred em Santiago de Compostela, cidade da Espanha, o samba celebra a agremiação carnavalesca Estação Primeira de Mangueira e ressurge em clima de bossa nova, em gravação de voz e violão, no single que aporta nos players digitais na sexta-feira, 5 de março.

O samba A filha da porta-bandeira também tem a assinatura de Alexandre Lemos, parceiro de Fred há décadas (assim como o já mencionado Marcelo Diniz, coautor do hit Flores, música lançada por Zélia Duncan em 2001).

Fred Martins regrava o samba 'A filha da porta-bandeira' no primeiro single do álbum 'Ultramarino'

Alfredo Marques / Divulgação

No álbum Ultramarino, Fred Martins apresenta músicas compostas ao longo da década em que viveu entre Espanha e Portugal, país onde ainda mora o artista, que saiu do Brasil em 2020, embora tenha voltado ao país ocasionalmente para shows e gravações como a do DVD lançado há quatro anos.

Partindo da bossa carioca e da matriz do canto referencial de João Gilberto (1931 – 2019), o artista transita no álbum Ultramarino pelo blues e por sonoridades de influência moura (árabe), reafirmando a conexão musical do Brasil com a África e a Península Ibérica.

Abrindo o leque de parceiros, Fred compôs música com André Sampaio (Senzala) sem deixar de reativar colaborações com antigos parceiros como Roberto Bozzetti, com quem criou Dois Chicos. A inédita safra autoral do artista nessa década fora do Brasil também inclui a composição Barbarizando geral.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

la