A calvície é um problema muito sério. Apesar de existirem alguns tratamentos, como usar remédios (Minoxidil ou Finasterida) ou até mesmo apelar para o transplante capilar, esses procedimentos podem acabar não funcionando.
Então, não há algo 100% eficaz. E todo e qualquer homem pode acabar careca um dia, por mais que ele tome todos os cuidados ao longo da vida.
Para saber se você está ficando calvo ou não, leia até o fim. Ele vai te ajudar a identificar se esse problema tão incômodo na autoestima dos homens vai te atingir ou não.
Cabelo caindo muito
É normal perder alguns fios todos os dias. O problema é quando começa a cair muito.
O que piora ainda mais a situação do homem é que muitos não aceitam o fato de seu cabelo estar indo embora. E aí acabam tentando disfarçar com cortes diferentes, chapéus ou até mesmo perucas.
Caso você perceba muitos fios na hora de tomar banho, na fronha do travesseiro, no ralo do banheiro ou no pente, vá a um dermatologista.
Genética
Infelizmente, a genética influencia bastante na calvície.
Se o seu avô ou pai são carecas, então, provavelmente você também ficará calvo com o passar dos anos.
E pior! Muitos médicos dizem que o gene da calvície vem dos pais, outros falam que vem da mãe. Então, não há um consenso ainda sobre de onde vem essa questão genética.
Entradas aparecendo
As entradas podem indicar que você ficará careca também. Elas costumam aparecer no final da adolescência até o início da vida adulta, ou seja, por volta dos 20 anos.
Isso acontece quando os fios da testa, em volta das têmporas, começam a cair. Em alguns homens, ela aumenta tanto que deixa o cabelo com o formato parecido com a letra M.
A “coroa” está visível
A parte de trás da sua cabeça, bem em cima do couro cabeludo, é popularmente conhecida como coroa. E a perda de cabelos nessa região é tão comum quanto, se não ainda mais, do que as entradas.
Porém, como essa área é um pouco mais “fácil” de esconder, muitos homens deixam o cabelo um pouco maior, e penteiam tudo para trás ou para os lados, disfarçando a queda dos fios.
Então, perder cabelos na “coroa” é outro indicativo que você pode estar calvo também.
Volume menor
Você costumava ter um corte cheio, com os fios sempre volumosos e bonitos, aparecendo bastante para que todos pudessem ver?
Mas, atualmente, ele está um pouco mais ralo, e o volume diminuiu bastante? Então, esse é mais um dos sinais que você está ficando careca.
Isso pode aumentar a ponto de haver um espaço grande entre os fios, mostrando o couro cabeludo mesmo, especialmente quando você molha o cabelo ou está suado.
Caso você apresente qualquer um dos sintomas acima, procure um médico para avaliar. Como já adiantamos anteriormente, existem alguns procedimentos que podem ajudar a prevenir ou até mesmo combater a calvície, ainda mais se ela está em estágios iniciais.