Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Arte e Cultura

BaianaSystem faz 'Recital instrumental' com a voz lírica de Lyz Reis



Das cinco composições do disco, somente duas – Barbatana (Junix 11) e Rádio África (Roberto Barreto e Cássio Calazans) – são temas realmente instrumentais, sem letras, que enfatizam a pegada da banda soteropolitana na sequência da viagem marítima iniciada no primeiro ato, Navio pirata, ancorado nas plataformas desde 12 de fevereiro.

Contudo, mesmo nas faixas com letras, o Recital instrumental da BaianaSystem põe as vozes a serviço do potente arsenal sonoro construído com mix de cordas, metais, madeiras, percussão, synths e beats.

Mas cabe ressaltar que a faixa que abre o EP, Guerra batalha, foi aditivada com a luminosa voz de mezzo soprano de Liz Reis, intérprete convidada que divide com Russo Passapusso o canto do tema. Integrante da Orquestra Neojibá desde os 15 anos de idade, Liz é cantora lírica e faz parte do projeto Ópera estúdio da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Composição de autoria de Passapusso, Guerra batalha também foi gravada com sopros orquestrados pelo maestro Ubiratan Marques.

Capa do EP 'Recital instrumental', da BaianaSystem

Arte de Cartaxo

Já Tubarão (Russo Passapusso, SekoBass, Filipe Cartaxo e Ruben Blades) é faixa calcada na interação do groove de Seko Bass (baixo, programação de beat, synths e sampler), com o toque da guitarra de Junix 11, com os sopros da flauta e do sax alto de Joander Cruz – músico da Bahia que transita pelo universo do jazz e da música experimental – e com as percussões de Ícaro Silva e Japa System.

Introduzida em clima de câmara pelo toque do piano de Ubiratan Marques, em atmosfera criada por Daniel Ganjaman e incrementada com camadas de synths e efeitos, a música Criado mudou destaca a voz de Russo Passapusso, autor da composição.

A propósito, as faixas com letras do EP Recital instrumental foram formatadas pelo grupo com Daniel Ganjaman, produtor musical do álbum OxeAxeExu ao lado dos músicos da BaianaSystem. Barbatana tem produção creditada a Junix 11 enquanto Rádio África foi moldada no estúdio por Cássio Calazans, guitarrista e produtor musical baiano residente na cidade de São Paulo (SP).

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!