O maracujá é um fruto bastante utilizado na culinária, especialmente em sucos e receitas de sobremesas. Mas o que poucos sabem é que essa fruta de sabor tão marcante possui muitas vitaminas, garantindo vários benefícios para a saúde.
Apesar de seu sabor adocicado, o maracujá contém pouco açúcar. Isso é bom, pois dessa forma ele pode ser recomendado para diabéticos e para pessoas que estão em processo de emagrecimento. O maracujá também possui propriedades laxativas, que ajudam no tratamento da constipação.
Tipos de Maracujá
Existe uma enorme variação da fruta, mas no Brasil os tipos de maracujá mais populares são o maracujá-açúcar e o maracujá-amarelo. O maracujá-açúcar é a fruta mais consumida no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O maracujá é uma fruta tropical com polpa cremosa e sabor doce. Os principais tipos de maracujá são: o maracujá-açúcar, o maracujá-amarelo, o maracujá-rosa, o maracujá-vermelho e o maracujá-preto.
- O maracujá-açúcar é a fruta mais consumida no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele é mais doce que outros tipos de maracujá e possui uma polpa cremosa.
- O maracujá-amarelo é menos doce que o maracujá-açúcar e possui uma polpa mais cremosa. Ele é mais popular em outros países.
- O maracujá-rosa é o menos consumido no Brasil. Ele é doce e possui uma polpa cremosa.
- O maracujá-vermelho é doce e possui uma polpa cremosa.
- O maracujá-preto é o mais consumido fora do Brasil. Ele é doce e possui uma polpa cremosa.
Benefícios para a Saúde
Considerado um fruto tropical altamente benéfico para a saúde, o maracujá é rico em vitamina C, vitamina A e vitamina B, além de possuir baixo teor calórico. Sua polpa é rica em fibras, que auxiliam na digestão. Além disso, o maracujá é um bom aliado no controle da pressão arterial e da diabetes.
O maracujá possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e reguladoras do sistema nervoso.
Os principais benefícios de se consumir maracujá são:
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Ajuda a prevenir o câncer.
- Ajuda a reduzir a dor e a inflamação.
- Ajuda a aliviar a ansiedade e a depressão.
- Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
- É um excelente laxante natural.
- É um excelente diurético natural.
Vale lembrar que a fruta também é considerada um calmante natural leve, pois causa efeito de relaxamento, podendo inclusive auxiliar com problemas de insônia.
Em lojas de produtos naturais é bem comum encontrar chás de casca de maracujá, que podem facilmente ser preparados para auxiliar com a falta de sono.
A Casca do Maracujá
Muitas pessoas costumam descartar as cascas das frutas, sem saber da enorme quantidade de nutrientes contida nelas. E com a casca do maracujá não é diferente.
A casca do maracujá é um item bastante explorado na medicina natural. Ela é rica em ferro, cálcio, magnésio e outros nutrientes. Além disso, é antioxidante, anti-inflamatória e bactericida.
Ela pode ser usada para tratar gastrite, úlcera, anemia, gripe, tosse, asma, dor de cabeça, dor de dente e artrite. Também é útil para o emagrecimento, pois reduz a absorção de gordura.
Outro grande benefício da casca dessa fruta é que ela reduz a inflamação, o que auxilia no tratamento de várias doenças. Ela é antioxidante, o que significa que é capaz de diminuir os efeitos prejudiciais dos radicais livres. A casca do maracujá também é bactericida, o que a torna capaz de eliminar bactérias.
E como consumir?
É possível fazer chás, farinha e até sobremesas utilizando a casca.
O maracujá na culinária
Pra quem não sabe, o maracujá é originário da região amazônica, e já há muito tempo caiu no gosto de muitas pessoas graças ao seu sabor adocicado e marcante.
É muito comum encontrar sabores da fruta em sorvetes e sobremesas diversas, como na receita de mousse de maracujá, uma das sobremesas mais populares atualmente.
Outro uso bastante comum da fruta é através de sucos, inclusive combinando com outras frutas.
Um bom exemplo é a deliciosa combinação da manga com maracujá em um suco saboroso e refrescante, que pode ser feito dessa maneira:
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 2 mangas picadas
- 1 maracujá azedo
- 1 litro de água
Basta bater tudo no liquidificador, coar e colocar gelo.
A fruta é facilmente encontrada em praticamente todas as regiões do Brasil, em supermercados e hortifrutis. Dependendo da região, o valor pode variar bastante, mas com tantos benefícios e com tantas possibilidades de utilizá-lo na cozinha, vale a pena comprar.