Materiais para fazer sua casa sustentável
A preocupação com as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente tornou o aspecto ecológico um fator fundamental na escolha de uma casa.
Agora, não estamos apenas procurando uma casa agradável e confortável em um bairro que nos agrade, mas também uma casa que seja sustentável.
Mas, o que é uma casa sustentável, quais materiais são utilizados e que tipos existem? Explicamos a você nas linhas a seguir.
Importância da casa ecológica
Casas sustentáveis, ecológicas ou sustentáveis são aquelas que foram construídas tentando reduzir ao máximo o impacto do processo no meio ambiente. Além disso, são projetados para economizar energia durante sua vida útil, aproveitando os recursos do meio ambiente e promovendo a reciclagem.
A habitação sustentável pressupõe o respeito pelos elementos ambientais e sociais que a rodeiam, ajudando a minimizar as repercussões negativas na saúde das pessoas, tanto das que nela vivem como das que vivem a poucos quilómetros de distância. Existem algumas condições básicas que uma casa deve cumprir para ser classificada como sustentável.
Materiais
As casas ecológicas são construídas com materiais renováveis ou naturais com possibilidade de serem recicladas ou reutilizadas. Essas construções também são chamadas de verdes ou sustentáveis. Por vezes são utilizados os mesmos materiais que encontramos no ambiente natural da casa.
Localização
As casas sustentáveis estão localizadas em locais desenvolvidos que possuem todos os serviços essenciais ao redor, como farmácias, escolas e supermercados. E, todos eles devem estar a uma distância da casa que permita caminhar ou andar de bicicleta.
Por outro lado, deve haver transporte público de qualidade na localidade. Também é muito comum que essas casas sejam um tanto remotas, em espaços verdes onde a poluição é menor.
Consumo
As casas ecológicas nos proporcionam ótimas condições de vida com consumo mínimo de energia.
Este tipo de habitação consome apenas o que necessita e a energia provém de fontes renováveis. Ocasionalmente, eles podem incluir sistemas de coleta de água.
A Ecomáquinas é uma empresa parceira em sua construção sustentável e pode fornecer todos os equipamentos para que você produza seu próprio tijolo.
Tipos de casas sustentáveis
Existem classificações e certificações que oficialmente tornam uma casa sustentável, levando em consideração os requisitos mencionados na seção anterior. Estes são os modelos de casas ecológicas que existem, dependendo da certificação correspondente.
Casa com baixo consumo de energia
É o tipo mais popular de casa sustentável. As casas passivas utilizam recursos bioclimáticos e graças a eles podemos economizar entre 70 e 90% de energia, em comparação com as casas convencionais.
Eles são baseados principalmente em um bom sistema de isolamento térmico que contribui para a conservação de energia para alcançar o condicionamento natural.
Certificado LEED
Esta certificação é normalmente atribuída a construções identificadas como “edifícios verdes” e reconhece que, durante a sua criação, foram postas em prática estratégias sustentáveis para reduzir o impacto no meio ambiente.
Da mesma forma, a origem da energia e a eliminação de resíduos são levadas em consideração.
Quais são os materiais ecológicos?
A primeira coisa que você terá que fazer para construir uma casa ecológica é escolher os materiais. Para serem ecológicos devem cumprir uma série de requisitos:
Considere materiais de origem local
Se você quiser usar madeira e pedra para fazer sua casa, terá que ver se são materiais encontrados na área onde você vai construir a casa.
Não se esqueça do processo de extração dos materiais. Por exemplo, extrair pedra de uma montanha pode ser um processo que causa danos ambientais, portanto, se você quiser usar pedra na construção, terá que verificar sua origem e o método de extração.
A mesma coisa acontece com a madeira, ela deve vir de florestas sustentáveis.
Materiais naturais
Devem ser materiais provenientes da natureza e que não contenham toxinas.
Materiais recicláveis
A reciclagem também é essencial na construção verde.
Além disso, lembre-se de que para cada parte da casa você precisará de um tipo diferente de material. Veja alguns:
Blocos e tijolos ecológicos feitos de terra ou madeira podem ser usados para fechamentos.
Materiais como cortiça, cânhamo ou palha podem ser usados para isolamento.
O revestimento da casa pode ser feito de argamassa, barro ou gesso. Os pavimentos podem ser feitos de barro cozido ou argamassa.
Como você pode ver, as possibilidades são muitas, e o melhor é procurar um especialista para ter certeza de que sua casa atende a todos os requisitos para ser ecológica.
A habitação sustentável pode envolver um desembolso mais elevado durante a sua construção. No entanto, sua manutenção e consumo de energia mais do que compensam o investimento inicial.
Se você comprar uma casa ecológica se beneficiará a longo prazo de uma economia financeira significativa, além de contribuir para a saúde de todos ao seu redor e deixar um planeta mais limpo para as gerações futuras.