Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

atividades de cinema on-line

Oficina Cultural Oswald de Andrade & Casa Guilherme de Almeida promovem atividades de cinema on-line

As atividades abordam a premiação do Oscar, o cineasta Alfred Hitchcock, as adaptações fílmicas dos livros de Anne Rice e o cinema documental.

Imagem de destaque da notícia

Oficina Cultural Oswald de Andrade & Casa Guilherme de Almeida promovem atividades de cinema on-line. As atividades abordam a premiação do Oscar, o cineasta Alfred Hitchcock, as adaptações fílmicas dos livros de Anne Rice e o cinema documental.

A Casa Guilherme de Almeida e a Oficina Cultural Oswald de Andrade estão com as inscrições abertas para cursos e oficina de Cinema. As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis oferecem atividades culturais gratuitas e on-line durante a fase emergencial da pandemia.

Realizada desde 1929, a cerimônia do Oscar é a mais conhecida premiação dos cinéfilos. O curso Oscar: história, crítica e atualizações discorrerá sobre a fundação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, seus objetivos, a organização das primeiras cerimônias, as principais mudanças que influenciaram os resultados do Oscar bem no começo de seus 92 anos de história e as influências Políticas.

Um apanhado geral para entender - e desmistificar - as escolhas ao longo das décadas. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de abril, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas neste link até o dia 1 de abril. O mais famoso diretor de cinema de todos os tempos e criador de novas técnicas, Alfred Hitchcock, é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da arte de filmar...

O mais famoso diretor da história do cinema e responsável por desenvolver a arte de filmar, Alfred Hitchcock é conhecido por ter criado novas técnicas. O segundo módulo da oficina O Cinema de Alfred Hitchcock traçará um amplo painel do desenvolvimento de suas técnicas de filmagem e domínio do espectador, mostrando sua incrível capacidade de ser talentoso e criativo e, ao mesmo tempo, popular. Este módulo aborda a fase de maturidade, os anos 50 e 60, o surgimento de suas principais obras-primas, bem como a parceria com a atriz Grace Kelly, com o fotógrafo Robert Burks e com o músico Bernard Herrmann. O módulo pode ser acompanhado por quem não fez o primeiro módulo, e abordará algumas das maiores obras primas do diretor, como "Um Corpo que Cai", "Psicose" e "Janela Indiscreta". Os encontros serão realizados às terças-feiras, de 6 de abril a 8 de junho, das 16h às 18h. As inscrições estão abertas até o dia 1 de abril neste link .

O Universo Vampírico de Anne Rice tem por objetivo repensar a figura vampírica pelo viés do universo da escritora Anne Rice, e refletir sobre como esse ser folclórico foi evoluindo e se modificando através dos tempos até culminar nos vampiros de Rice. Durante os encontros on-line, pretende-se fazer um passeio pela historiografia vampiresca, passando pelos vampiros e culminando nas adaptações fílmicas, bem como um cotejamento entre as obras literárias e as fílmicas. Serão trabalhados os romances Entrevista com o vampiro (1976), O Vampiro Lestat (1985) e A Rainha dos condenados (1988), e as obras fílmicas Entrevista com o vampiro (1994), de Neil Jordan, e A rainha dos condenados (2002) de Michael Rymer. O curso acontecerá às quartas-feiras, dias 7, 14 e 28 de abril, e sexta-feira, dia 30 de abril, das 19h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link até o dia 5 de abril.

O curso Da Ideia ao Documentário abordará o caminho para a realização de um projeto de documentário, em unidade ou séries de TV, apresentando aos alunos a estrutura criativa que envolve o gênero: a ideia, pesquisa de personagens, conceito, argumento, construção de pautas e roteiros, pesquisa de tema, além de direção e montagem, aspectos particulares de linguagem, além de métodos para captação de recursos. Destina-se a diretores, roteiristas, produtores e interessados em desenvolver projetos documentais para cinema e tv.

A atividade acontecerá às quintas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 10h às 13h, nos dias 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de abril. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 6 de abril.

SERVIÇO

Casa Guilherme de Almeida

OSCAR: HISTÓRIA, CRÍTICA E ATUALIZAÇÕES
Com Felipe Haurelhuk (Canal Meu Tio Oscar)
Segundas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de abril das 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 300 vagas
Inscrição até 1 de abril: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1226&iddata=4693


O UNIVERSO VAMPÍRICO DE ANNE RICE
Com PatriciaHradec
Quartas-feiras, 7, 14 e 28 de abril e sexta-feira, 30 de abril, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 300 vagas
Inscrição até 5 de abril: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1227&iddata=4698

DA IDEIA AO DOCUMENTÁRIO
Com Gregório Bacic e Thiago Iacocca
Quintas-feiras e sábados, dias 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de abril. Quintas-feiras das 19h às 21h e sábado das 10h às 13h
Plataforma: Zoom / Moodle | 300 vagas
Inscrição até 6 de abril:http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1225&iddata=4687

Oficina Cultural Oswald de Andrade

OFICINA: O CINEMA DE ALFRED HITCHCOCK - MÓDULO 2
Coordenação: Marcelo Lyra
Terças-feiras,de 6 de abril a 8 de junho, das 16h às 18h
Plataforma: Zoom | 20 vagas
Inscrições: até 1 de abril http://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/e57d5fa2d518200b6e8115f6161768e1

Casa Guilherme de Almeida
Museu: Rua Macapá, número 187, Perdizes, CEP: 01.251-080 - São Paulo | Anexo: R. Cardoso de Almeida, número 1943, Sumaré, São Paulo. Telefone.: (11) 3673-1883, 3803-8525, 3672-1391 e 3868-4128. Email: [email protected] Acessibilidade: rampa de acesso, piso podotátil e banheiro adaptado, elevador, réplicas táteis e videoguia em Libras. Por causa do momento emergencial da pandemia, respeitando as recomendações do Plano São Paulo de contenção da disseminação de Covid-19, a instituição está fechada atualmente. A programação está disponível on-line, através dos canais virtuais do museu, e também disponível pelos seguintes sites: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/ e http://poiesis.org.br/maiscultura/ .

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 || E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Devido à fase emergencial da pandemia, a instituição está fechada atualmente, seguindo as recomendações do Plano São Paulo para conter a disseminação de Covid-19. A programação segue on-line, via canais virtuais, e disponível pelos sites http://www.oficinasculturais.org.br e http://poiesis.org.br/maiscultura/ .

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Work Center of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.
Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação "pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro". Em 2019, também ganhou o Prêmio APCA como a Melhor programação de dança na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Poiesis - Coordenação de Comunicação
Carla Regina | (11) 4096-9827 | [email protected]

Assessoria de Imprensa
Jariza Rugiano | (11) 4096-9810 | [email protected]
Luiza Lorenzetti | (11) 4096 9852 | [email protected]

Assessoria de imprensa - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Davi Franzon - (11) 3339-8243/ (11) 9-3411-6428 | [email protected]
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis