Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Vida sem dívidas

Inês Vieira Bruno explica os 5 Passos Para Se Livrar das Dívidas

Como seria a vida sem dívidas?

Inês Vieira Bruno - Foto Divulgação
Inês Vieira Bruno - Foto Divulgação

Para muitos, parece um sonho distante e inatingível, principalmente se você tem uma profissão liberal ou é um profissional autônomo. Às vezes, a sensação é de que o dinheiro é usado sem cuidado e, apesar dos esforços, a construção de um patrimônio ou uma reserva financeira ainda não foi alcançada. Mas saiba que é possível romper com esse ciclo de endividamento. Uma mudança de mentalidade é o primeiro passo para entender como a mente reage ao dinheiro, pois ela é o centro de tudo que fazemos, aprendemos e acreditamos.

Aceite a Realidade e Comunique a Família: É fundamental reconhecer e aceitar a existência de uma dívida e, em seguida, comunicar a família, já que todos precisarão contribuir com mudanças e esforços. Dependendo da idade, as crianças também podem ser incluídas nesse processo e incentivadas a participar ativamente em ações como apagar as luzes quando não estão em uso, limitar o tempo do banho, cuidar dos brinquedos e dos materiais escolares, entre outros. A chave aqui é garantir que ninguém se sinta culpado, mas sim capacitado para contribuir para a solução.

Anote Tudo: Registre tudo o que você ganha e gasta, em detalhes. Esta anotação precisa incluir tudo, desde o café da manhã até as gorjetas dadas. Classifique todos os gastos em essenciais, variáveis e supérfluos, além dos pagamentos obrigatórios como empréstimos e parcelamentos. Além disso, é necessário ter em mente que alguns hábitos podem precisar ser alterados. Por exemplo, uma ida ao shopping com os amigos dos filhos pode ser substituída por uma pizza caseira, que é muito mais econômica. O lazer não deve ser cortado, apenas otimizado.

Estabeleça Metas: A criação de metas é fundamental para motivar e orientar o esforço de sair das dívidas. Com um objetivo claro em mente e com o apoio da família, as dívidas podem ser categorizadas em prioritárias (aquelas que envolvem a perda de bens, por exemplo) e as mais caras. Depois de estabelecer um orçamento que leva em conta todas as economias e cortes de gastos, você pode começar a negociar com os credores.

Crie uma Renda Extra: Quando o orçamento já está apertado e ainda assim falta dinheiro para quitar as dívidas, uma renda extra pode ser a solução. Pode ser algo que você tem habilidade para fazer, como bolos, doces ou artesanato; pode ser trabalhar horas extras ou até mesmo organizar um bazar virtual com coisas que você não usa mais. Há muitas possibilidades, você só precisa encontrar a que melhor se adapta à sua situação.

Implemente Educação Financeira: O último passo, mas não menos importante, é adquirir e implementar conhecimento financeiro. Essa etapa vai além de simplesmente sair das dívidas e envolve a criação de um estilo de vida financeiramente sustentável. A educação financeira inclui a aprendizagem de como poupar, como investir, como planejar, como usar o crédito e como se preparar para a aposentadoria. Quando você entende como o dinheiro funciona, você tem maior controle sobre ele e pode fazer com que ele trabalhe para você, ao invés de contra você.

Seguindo esses passos, qualquer pessoa, seja um profissional liberal com seu próprio consultório ou um profissional autônomo, pode encontrar um caminho para sair das dívidas.

Saiba Mais falando comigo!

Sou Inês V. Bruno, dentista, Trainer em PNL, Educadora Financeira,

MBA em Hipnoterapia.

Adoro qualquer assunto sobre como a nossa mente funciona.

Visite www.metodoplenamente.com.br

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis