A chegada da tecnologia ACC (Adaptive Cruise Control) ao Brasil em 2020 marcou um avanço significativo na autonomia veicular, explicou Telles Martins, especialista em carros híbridos e elétricos. Esse sistema semi-autônomo, que detecta faixas, semáforos, e outros objetos, permite que veículos sigam a estrada sem intervenção direta do motorista em condições ideais. "A tecnologia é eficaz em rodovias bem sinalizadas, onde pode operar sem que o motorista precise acelerar, frear, ou mesmo tocar no volante", afirmou Martins.
No entanto, Martins apontou que o sistema possui limitações. "Se a rodovia estiver mal sinalizada ou as faixas não estiverem visíveis, o sistema não consegue detectar corretamente o trajeto, pedindo intervenção humana", disse ele. Além disso, o especialista destacou a importância de tecnologias como o sistema de estacionamento autônomo e de detecção de fadiga, que aumentam a segurança, mas ainda requerem supervisão ativa do motorista.
"Sistemas como o ACC são um grande passo para a autonomia veicular, mas ainda estamos longe de uma verdadeira autonomia, onde nenhum motorista será necessário", concluiu Telles Martins. Ele salientou que a evolução contínua dessas tecnologias é fundamental para superar os desafios atuais e futuros, promovendo uma mobilidade mais segura e eficiente.
Sobre o Autor
Palestrante Telles Martins é um renomado colunista e designer especializado em carros híbridos e elétricos. Com vasta experiência e um profundo conhecimento em veículos autossustentáveis, ele é uma voz influente na discussão sobre inovação em mobilidade urbana e sustentabilidade veicular.