Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

articulação temporomandibular

DTM: O que é e como tratar

Saiba como tratar deste problema tão comum


imagem: Canva Pro

?

Todo mundo, alguma vez, já sentiu o maxilar estalar, enquanto realizava um movimento de fechar e abrir a boca. Por mais corriqueiro que isso seja, pode vir a ser preocupante, pois pode se tratar de alguma doença como a DTM (Disfunção da articulação temporomandibular).

Dessa forma, a fim de alertar as pessoas sobre o que essa doença é, bem como qual o melhor jeito para prevenir ou realizar o tratamento.

Além disso, destacar como essa disfunção pode acarretar em outros problemas, como a perda dentária, sendo necessário, às vezes, consultar um dentista especialista em prótese.

O que é DTM?

Primeiramente, é pertinente entender o que é realmente DTM e como ela é causada, para depois abordar o que essa disfunção pode trazer de maléfico para o nosso corpo.

Antes de falar especificamente da DTM em si, é preciso entender qual a parte do rosto é afetada por ela, que é a ATM (articulação temporomandibular).

A ATM é designada como a articulação que se encontra perto da orelha, em ambos os lados, conectando o osso temporal com a mandíbula.

Além disso, a ATM é composta por:

? Fossa mandibular;

? Disco articular;

? Líquido sinovial;

? Ligamentos;

? Musculatura;

? Cabeça da mandíbula.

Agora falando especificamente da DTM, ela é uma complicação crônica que afeta a ATM. Por não ser um problema muito recorrente, acaba sendo de difícil diagnóstico.

Essa disfunção implica em diversos problemas, podendo causar dores e desconforto. Os principais sintomas são dores no maxilar, dificuldade de abrir e fechar a boca e uma sensação de travamento nas articulações da mandíbula.

Além disso, como citado anteriormente, por não ser algo recorrente nas pessoas, o diagnóstico pode vir a se mostrar difícil, visto também a quantidade variado de sintomas que podem, em primeira mão, serem comuns.

Principais causas

Dessa forma, o diagnóstico deve ser realizado por um profissional odontológico qualificado e especialista nessa área, vendo todo o histórico do paciente, já que a DTM pode apresentar um certo histórico.

Portanto, é pertinente sempre que sentir algum desses sintomas, você realizar uma consulta, para ter o diagnóstico o quanto antes.

Alguma das principais causas, que são interessantes ficar de olho são:

1. Bruxismo

Bruxismo é o hábito de pressionar e ranger os dentes, podendo ser involuntariamente, sendo mais comum durante o sono, ou até mesmo decorrente de muito estresse e nervosismo.

Há ferramentas que ajudam a evitar o bruxismo, então procurar por aparelho para bruxismo valor se mostra pertinente.

2. Problemas dentários

Problemas gerais no dente, como dentes tortos, dentes danificados e até mesmo a falta deles pode acabar atacando a ATM.

Esses problemas estruturais dentários podem causar complicações na arcada dentária, resultando em dores na região do maxilar, que é justamente a região acometida pela disfunção.

No caso da perda dentária, ela pode se mostrar problemática, complicando cada vez mais e causando dor exponencialmente.

Por isso, pode ser necessário realizar algum procedimento para que você possa diminuir essa dor, como uma prótese removível flexível.

Importância do tratamento e como realizar

Após ter um melhor conhecimento do que é a DTM e como ela é causada, é importante compreender também como realizar o tratamento, caso você seja diagnosticado.

O tratamento de qualquer doença ou problema sempre é importante, e nesse caso não é diferente. Evitar que complicações como dores de cabeça e até mesmo dores ao realizar uma simples mastigação sejam eliminados, é extremamente fundamental.

Em alguns casos, como você pode desenvolver essa disfunção por causa de um trauma físico, pode acabar necessitando de procedimentos que visem restaurar sua boca ao natural. Procurar pela extração de dente preço se torna favorável nessas condições.

Realizar consultas recorrentes a um fisioterapeuta também é interessante, visto que você pode receber melhorias em relação a sua articulação, fator principal da DMT.

Além disso, por poder ser causado também por traumas psicológicos, um acompanhamento terapêutico, por exemplo, se mostra relevante, caso você queira tratá-lo.

Por as pessoas acharem que a mente não reflete no corpo, elas acabam esquecendo de procurar um profissional, o que não deveria ocorrer.

Dessa forma, é possível concluir que procurar por esses tipos de tratamento, se mostram fundamentais para você ter uma vida mais saudável.

Além de que você também previne de outras doenças que possam vir a surgir, que futuramente poderiam causar algum tipo de problema mais sério.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!