Caixas de gordura transbordando podem ser um problemão e tanto. Em ambientes residenciais podem atrair o mais variado tipo de praga e deixar o ambiente sujo ou com um cheiro não muito agradável. Já para restaurantes e bares, o problema é ainda maior e pode gerar multas bastante salgadas para os estabelecimentos.
Portanto, saber como evitar o entupimento da caixa de gordura e, por consequência, o seu transbordamento, é uma questão muito séria. Vamos entender mais sobre o assunto nos tópicos abaixo.
Para quê serve a caixa de gordura?
O principal motivo da existência de uma caixa de gordura é evitar que resíduos da cozinha desçam e se instalem no sistema hidráulico. Ou seja, ela previne que entupimentos maiores aconteçam e que mais dinheiro seja gasto arrumando o encanamento. Portanto, manter a caixa de gordura sem entupimentos é necessário para proteger também os canos do ambiente.
É importante citarmos também que o desentupimento da caixa de gordura é obrigatório para restaurantes e bares, já que se transbordar pode gerar contaminação de alimentos. Quanto mais tempo a caixa de gordura ficar desentupida, melhor, e muitas pessoas erram na hora de poupar esse item tão importante.
Por que minha caixa de gordura transborda?
O motivo mais comum para que uma caixa de gordura transborde é o entupimento por resíduos sólidos ou gordura acumulada. Algumas vezes pode acontecer do entupimento ser provocado por alguma praga que se instalou nos canos, mas é muito menos comum do que o entupimento por resíduos que desceram pelo ralo.
Portanto, uma das maneiras mais eficazes de evitar passar pelo perrengue da caixa transbordar é praticando o bom uso da pia e do ralo e, também, fazer manutenções e limpezas adequadas e periódicas. Contar com bons profissionais para isso também ajuda e muito a manter a caixa de gordura sem transbordamentos.
1.Não é tudo que deve descer pelo ralo
Bem, nossa primeira dica é básica, mas muito pouco praticada no dia a dia. Só porque o ralo da pia está lá para levar os resíduos para fora, não quer dizer que devemos jogar restos de comida por lá. Esses resíduos precisam ser descartados primeiro na lixeira e apenas a sujeira que restar deve ser descartada junto com a água. O ideal é que se tome muito cuidado com pó de café, restos de arroz, talos de verduras e etc. Esses geralmente, são resíduos que ficam grudados e entopem a caixa de gordura.
2.Cuidado ao despejar gordura no ralo
É sempre bom relembrar que lugar de gordura não é na pia. Essa prática não só pode levar ao entupimento e transbordamento da caixa de gordura, mas também do encanamento da própria pia. Portanto, tome cuidado, guarde a gordura em garrafas pet para descartar posteriormente em local adequado. Além de estar protegendo o seu encanamento, você também estará protegendo o meio ambiente, já que gorduras e óleos são extremamente nocivos para a natureza. Então, comece a praticar isso no seu dia. No dia a dia, guarde o óleo e procure outras formas de descartá-lo.
3. Misture um pouco de detergente na gordura
Caso não tenha outro jeito mesmo e você precise descartar algum óleo no ralo da pia, opte por colocar um pouco de detergente junto com a gordura. Dessa forma, os químicos presentes no detergente vão quebrar as moléculas de gordura. Ao chegarem até a caixa, eles não vão acumular nas paredes do cano. Dessa forma, você até pode despejar algumas vezes a gordura no ralo da pia, o detergente vai agir e você não precisará se preocupar com transbordamentos. Mas cuidado! Essa é uma medida extrema. Só faça se não tiver como estocar o óleo e gordura até o descarte correto. Caso contrário, o detergente não será suficiente para impedir que a gordura acumule.
4. Tente jogar sempre água quente depois de lavar a louça
A água quente é um ingrediente caseiro muito importante na hora de evitar o acúmulo de resíduos. Ela ajuda a dissolver placas de gordura, restos de comida e a desbloquear saídas importantes dentro da caixa de gordura. Então, prepare 3 litros de água fervente e despeje pelo ralo. Ela precisa estar bem quente. Tente fazer isso pelo menos uma vez ao dia, para que não haja nenhum risco de entupimento. O ideal é que a água fervente seja despejada logo após a lavagem da louça, e não antes.
5. Invista em uma boa manutenção
Por fim, nossa última dica é sempre fazer suas manutenções periodicamente, e não deixar para a última hora. Caixas de gordura vão entupir eventualmente, portanto é necessário agir antes que os transbordamentos aconteçam. Não faça a limpeza por conta própria. Muitas vezes acabamos tendo mais trabalho e não entregando um serviço bom e que durará tempo suficiente para a próxima manutenção. Contrate um profissional que tenha boas referências e que possua experiência na questão. Dessa forma, você terá uma caixa de gordura realmente limpa e que vai demorar para transbordar. Marque a próxima visita no calendário e siga à risca a manutenção periódica.
Chama a Matrix!
Escolher o profissional certo para limpar e fazer a manutenção da sua caixa de gordura só tem vantagens. E não é difícil encontrar o certo para você! Aqui estamos, a Matrix Desentupidora!
Nossos profissionais resolvem o seu problema rapidinho! Contamos com a ajuda de muitos desentupidores experientes no mercado e que diagnosticarão problemas e farão a limpeza da sua caixa de gordura sem mais delongas. O importante é que você chame a Matrix e deixe o resto com a gente. Somos uma empresa responsável e que leva desentupimento de qualidade para toda São Paulo.
Torne sua vida muito mais prática e sem entupimento chamando a Matrix Desentupidora.
Clique aqui e entre em contato com a gente!
Gostou das nossas dicas? A gente tem outras dicas úteis e interessantes para a boa manutenção da sua casa! Basta continuar acompanhando a gente.
São diversas publicações que te ensinam a cuidar ainda melhor do seu espaço. Mais uma forma da Matrix te ajudar a manter tudo no lugar!